O que faz o Cientista de Dados?

O curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial oferece aos alunos infraestrutura composta por salas tecnológicas e laboratórios, que promovem a aprendizagem ativa e colaborativa. Os laboratórios de informática e inteligência artificial possibilitam ao estudante o contato com a abordagem de engenharia de sistemas inteligentes e a realização de atividades práticas, centradas no desenvolvimento de projetos integradores. O curso de Ciência de Dados PUC-SP visa a formar profissionais preparados para trabalhar com grandes bases de dados e sistemas de https://www.revistapazes.com/empresas-miram-ciencia-de-dados-para-definir-plano-estrategico-no-mercado/ informação, bem como para modular sistemas em diferentes aplicações. Eles serão capacitados para resolver problemas da área de negócios com recursos e técnicas orientadas a dados e Inteligência Artificial. Ao se formar, você poderá atuar nas áreas de estatística,machine learning, visualização de dados, data science e big data emdiversos mercados. Outro diferencial é a Aprendizagem Baseada em Projetos, metodologia de ensino centrada no estudante que possibilita o desenvolvimento prático de projetos em consonância com os conceitos teóricos aprendidos.

cientista de dados graduação

Para isso, ele utiliza técnicas de seleção de variáveis, como análise de correlação e testes estatísticos. Na lista estão presentes habilidades paralelas à análise de dados, como a engenharia de software. Este campo envolve a realização, desenvolvimento e implementação de soluções de programas, aplicativos e plataformas.

Ciência de Dados (bacharelado)

Por meio de uma formação sólida, o egresso pode conquistar boas colocações no mercado, empreender projetos inovadores e continuar os estudos dentro ou fora do Brasil. Uma das principais atividades do Cientista de Dados é a criação de modelos estatísticos e algoritmos de aprendizado de máquina. Esses modelos são utilizados para prever comportamentos, identificar oportunidades e solucionar problemas complexos. Por exemplo, um Cientista de Dados pode desenvolver um modelo para prever a demanda por determinado produto, auxiliando a empresa a planejar sua produção e estoque de forma mais eficiente. Forme-se em Ciência de Dados e torne-se um profissional com competências para criação de códigos, organização de bases de dados, inteligência artificial, programação e todos os processos envolvidos na aplicação do machine learning e deep learning.

Primeiro, eles devem entender os objetivos e requisitos do projeto, bem como identificar as fontes de dados relevantes. Em seguida, eles coletam, limpam e organizam os dados, garantindo que estejam livres de erros e prontos para análise. Quem atua hoje no mercado como cientista de dados, geralmente, tem formação em Engenharia, Ciências da Computação, Administração, Estatística, Economia e Física, só para citar alguns exemplos. Quem deseja trabalhar como cientista de dados precisa ficar atento as habilidades comportamentais também, que já se tornaram um fator decisivo de contratação em recrutamentos. Esta é a realidade da Era do Big Data, que, ao mesmo tempo que possibilita descobertas incríveis, desafia empresas de diferentes portes a depurar um grande volume de informações para saber quais são relevantes para o futuro do negócio.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Outras alternativas incluem analista de dados (BI), arquiteto e engenheiro de dados, engenheiro de software e engenheiro de machine learning. Desenvolva uma visão estratégica e tenha conhecimento sobre as principais ferramentas e metodologias mais utilizadas pelos cientistas de dados. Dê start no seu aprendizado, enquanto concorre a uma vaga na nossa graduação. Faça o Minicamp de Programação Básica e receba certificado de conclusão ao final, mesmo se não for aprovado no processo seletivo. A FGV EMAp foi uma instituição pioneira no Brasil a oferecer um programa de graduação em Ciência de Dados e Inteligência Artificial. Em 2023 forma sua primeira turma.A FGV EMAp ainda é uma das poucas instituições brasileiras que oferece a oportunidade de adquirir uma formação profissional de qualidade internacional nessa área.

Ciência de Dados é um campo de pesquisa interdisciplinar caracterizado pelo uso de métodos científicos, principalmente computacionais, estatísticos e matemáticos, na elaboração de algoritmos destinados a extrair conhecimento de um volume muito grande de dados. É o caso, por exemplo, da análise de milhares de textos dos pareceres de um tribunal de justiça para saber da coerência de suas decisões. Vale destacar que o Cientista de Dados também precisa estar sempre atualizado em relação às curso de cientista de dados novas técnicas e ferramentas disponíveis no mercado. A área de Ciência de Dados é bastante dinâmica e está em constante evolução, por isso é fundamental que o profissional esteja sempre estudando e se atualizando. A carreira de Cientista de Dados exige dedicação aos estudos, aquisição de habilidades em técnicas diversas e domínio de conhecimentos interdisciplinares. Essa exigência elevada contribui para a valorização e escassez de profissionais de Ciência de Dados no mercado atual.